domingo, 7 de agosto de 2011

Creatina

A creatina é um composto de aminoácidos presente nas fibras musculares e no cérebro. Geralmente metade da creatina armazenada é originada dos alimentos (principalmente da carne e peixe).
Em 2005, a venda de creatina como suplemento alimentar foi proibida pela ANVISA em todo Brasil. Entretanto, foi liberada em 2010 com recomendação apenas para atletas que praticam exercícios de alta intensidade.

Mas para que serve a creatina afinal?

A creatina fornece um grande vinculo entre altos niveis de energia e os músculos durante a musculação... estudos revelam que o aumento dos níveis de creatina ajudam a retardar a fadiga muscular e aumenta o desempenho dos atletas durante a atividade.

Um fator que pode favorecer a retenção de creatina no músculo é o seu consumo em conjunto com o carboidrato, por exemplo, a dextrose. A suplementação de creatina mais carboidratos aumenta o transporte
de creatina para o músculo com intermediação da insulina.
O uso de cafeína por sua vez pode provocar o efeito contrário.

Eu tomo 5gr de creatina por dia que é o recomenado pela anvisa... prefiro não abusar porque a minha saúde está em primmeiro lugar, mas há quem goste de fazer a chamada saturação: tomar 20 gramas por dia de creatina em 5 dias e depois tomar as 5gr normalmente.

Gosto muito da creatina da Universal. Prefiro tomar as marcas importadas que são mais conhecidas... já tem uma certa credibilidade no mercado.

Fonte: http://www.centrodeestudos.org.br/pdfs/creatina.pdf

2 comentários:

  1. MULHER NÃO SE TOMA CREATINA!!! NÃO COMBINA COM O HORMÔNIO FEMININO, CAUSA CELULITE! NOSSA FIBRA DE COLÁGENO É DIFERENTE DOS HOMENS, E ASSIM RETEMOS MUITO MAIS LÍQUIDO!

    ResponderExcluir
  2. uso creatina em capsulas+maltodextrina antes e depois do treino, é muito bom pra força principalmente em exercicios anaerobicos.

    ResponderExcluir